Mariazinha, quando na sala adentrou,
fitou o quadro negro por um certo momento;
estava exposto a questão que a professora passou:
― Quanto é vinte por cento de duzentos?
Das aulas anteriores a menininha recordou
do que a professora do assunto falou:
― Para compreender tal conceito é essencial
notar que a porcentagem é uma razão centesimal.
Mariazinha observou na lousa os seguintes apontamentos:
― Para vinte por cento de duzentos conhecer
em forma de igualdade de duas razões devemos transcrever,
vinte por cento está para cem assim como certa parte está para duzentos.
A menininha para resolver tal questão,
prestou atenção na primeira razão;
ela dividiu o número vinte por cem
encontrando dois décimos como solução.
Mariazinha com a sua genialidade
lembrou que dois décimos é a razão de proporcionalidade.
A partir dessa reflexão passou a questionar:
― Qual número que dividido por duzentos
o resultado dois décimos podemos encontrar?
Para resolver tal questionamento
a menininha refletiu por um certo momento.
Resolveu multiplicar dois décimos por duzentos
e ao terminar a conta que realizou com atenção
encontrou quarenta como solução.
Assim, Mariazinha, a menininha marrenta,
respondeu à questão sem perder tempo:
― Quanto é vinte por cento de duzentos?
― Professora, a resposta é quarenta.
Autor: Wilson Monteiro.
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