Introdução
Um elemento muito importante no processo de ensino e de aprendizagem da matemática é a resolução de problemas. A resolução de problemas exige de nós várias habilidades, tais como, leitura e interpretação de texto, identificação dos conceitos matemáticos envolvidos, reflexão sobre os procedimentos matemáticos adequados que devemos utilizar, percepção se o resultado determinado é adequado.
Etapas da resolução de problemas
Vale ressaltar que há algumas etapas que nos auxiliam nesse processo de resolução, a saber, (i) compreender o problema, (ii) elaborar uma estratégia de resolução, (iii) executar a estratégia elaborada, (v) verificar a pertinência da solução, (v) escrever a resposta.
A primeira etapa consiste na leitura e a interpretação do enunciado. Nesse processo devemos identificar as informações indispensáveis à resolução do problema, tais como, a pergunta que devemos responder, os dados necessários a serem utilizados no processo de resolução, os conceitos e procedimentos matemáticos envolvidos.
A partir das informações que identificamos na primeira etapa, partimos para o segundo passo: elaboração de uma estratégia de resolução. Nesse momento devemos refletir sobre todas as informações relevantes que coletamos, organizando-os e descrevendo-os. Nesse processo de reflexão, podemos considerar outros problemas semelhantes que solucionamos, identificando os pontos semelhantes os quais podemos utilizar.
As próximas etapas consistem em executarmos cuidadosamente a estratégia que elaboramos, verificar a pertinência da resposta e escrevê-la. Vale ressaltar que devemos sempre verificar se a resposta determinada faz sentido, ou seja, se ela é pertinente ao contexto imposto pela situação problema. Se verificarmos que a solução encontrada é inadequada, devemos identificar o que fizemos de errado e refazer todas as etapas de resolução. Se a solução que determinamos estiver adequada, a última etapa é descrevermos a resposta.
Considerações finais
Finalizamos esse pequeno texto destacando a importância que a resolução de problemas tem no processo de ensino e de aprendizagem pois auxilia na contextualização dos conceitos e dos procedimentos matemáticos, tornando a aprendizagem mais significativa.
Abraços;
Professor Wilson Monteiro.
Aprecie nossos poemas
Formulário de comentários
Informamos que ao deixar o seu comentário você está ciente de que as informações preenchidas no formulário, o endereço de IP e os dados do navegador serão encaminhados ao responsável do website.
Após a aprovação, as informações preenchidas nos campos “NOME” e “COMENTÁRIOS” estarão visíveis ao público.
Você pode solicitar a remoção de tais informações a qualquer tempo através do formulário de contato do website ou através do e-mail <wilsonmonteiro@outlook.com>.
Para maiores informações acesse nossa Política de Cookies e de Privacidade.
Boa noite professor
pelo o que eu entendi é uma forma em que temos que parar para refletir prestar bastante atenção para que possamos chegar no resultado correto
Isso mesmo, a sua afirmação está correta.